domingo, 3 de abril de 2011

Domingo, um brunch la fora...


Curta o fim de semana entre os amigos ou com a família, logo de manhã. Mude o hábito do almoço e aproveite o dia todo com esta opção charmosa: o BRUNCH.
A moda chegou por aqui em 1980, vinda dos Estados Unidos, e logo pegou entre os brasileiros, que adoram dar uma “esticadinha”... Servido no meio da manhã, o brunch entra no horário do almoço e se estende até o meio da tarde. É uma maneira fácil de receber para um encontro informal, já que todas as comidas são servidas juntas. Além do mais, permite ao anfitrião curtir o encontro o tempo todo.

Se fizer sol, o melhor é festejar ao ar livre. Para economizar espaço na mesa, vasinhos pequenos com flores podem ser pendurados no guarda-sol com fitas de cetim.


Para facilitar na hora de servir, é indicado o apoio de uma mesinha lateral ou um carrinho de chá, onde devem ficar os talheres, os pratos e os guardanapos de papel. O bacana é misturar as louças: peças de vidro, peças brancas (que sempre se têm no armário) e, para dar uma graça, pratos numa cor leve. Lembrete: os tons pastel estão em alta.


Os bolinhos tipo danish e as madeleines ficam para o café-da-manhã e uma deliciosa mistura de abacaxi em cubos com fitas de coco, para a sobremesa.


Acredito, que fugir da velha e boa opção de pãezinhos com frios, geléias e queijos e sugerir um cardápio (para aproximadamente oito pessoas) com pratos como a focaccia napolitana, quiches que podem ser compradas prontas, saladas verde e caprese e uma caçarola de cogumelos – de início, essa especialidade vai para a mesa “quente”, mas pode ficar até o final da reunião, pois é gostosa mesmo fria, fará de seu Brunch um sucessoooo!


Caçarola de cogumelos do campo com azeite de ervas

Ingredientes
✔ 1 kg de champignon Paris
✔ 500 g de shimeji
✔ 500 g de shitake
✔ 1 colher de sopa de azeite extravirgem
✔ 1 colher de sopa de alecrim picado
✔ 1 colher de sopa de tomilho picado
✔ 1 colher de sopa de estragão fresco

Preparo
Em uma tábua, corte os cogumelos em juliana (tiras). Numa frigideira, coloque as ervas com o azeite, acrescente os cogumelos e frite até ficarem macios.

Rendimento: 8 pessoas.


Suco de laranja com especiarias

Ingredientes
✔ 1 litro de água
✔ ½ xícara de chá de açúcar ou 5 envelopes de adoçante
✔ 1 pitada de canela em pó
✔ 1 unidade de anis-estrelado
✔ 4 unidades de cravo-da-índia
✔ 1 folha de louro
✔ 4 grãos de pimenta-do-reino
✔ 5 g de gengibre
✔ 2 galhos de folhas de hortelã
✔ 1 litro de suco de laranja espremido na hora (pode ser 500 ml de laranja-pêra e 500 ml de laranja-lima)

Preparo
Misture bem todos os ingredientes (menos o suco). Leve ao fogo e ferva por alguns minutos. Desligue e deixe repousar por, aproximadamente, duas horas. Coe. Esprema o suco de laranja e misture com a efusão. Sirva com cubos de gelo.

Focaccia napolitana


Ingredientes
✔ 1 kg de farinha de trigo
✔ 700 ml de leite
✔ 40 g de sal
✔ 10 g de açúcar
✔ 70 g de fermento biológico
✔ 100 g de azeite de oliva
✔ 50 g de manteiga
✔ 2 ovos inteiros
✔ 300 g de tomate seco
✔ 100 g de azeitonas pretas picadas

Preparo
Bata todos os ingredientes na batedeira, dando o ponto de massa com o leite. Coloque em uma fôrma e pincele com gema de ovo.    Deixe assar por cerca de 30 minutos ou até que cresça.

Rendimento: 1 focaccia.


Depois de todas essas dicas DELICIOSAS, fica a dica mais importante: comer com muita moderação, pra não perder o sacrificio da semana inteira.

Então meninas, coloque sua música favorita pra tocar no banheiro, tome um banho demorado. Escolha seu vestidão mais lindo (se estiver frio, jogue um chale por cima), passe uma maquiagem clean, um perfume suave e marcante. Se olhe no espelho e veja como você é linda!

Depois de tudo isso, curta esse domingo LINDOOO que Deus te deu de presente!
Curta cada momento ao lado da familia e dos amigos.

Seja feliz. Simples assim...